AVISO!

A leitura deste blogue é expressamente
desaconselhada a todos aqueles que não tenham uma caneca de cerveja (fresca e biba) na mão!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oxalá

Era muito bom que pudéssemos esquecer tudo por meia dúzia de anos e passar todo esse tempo a viajar. Custa imenso (mesmo muito) deixar o nossa cantinho, agarrar num punhado de coragem e partir só à descoberta. O nosso país é muito bonito e nós sabemos perfeitamente que temos em casa coisas bonitas para ver mas há um sem fim de cores que ainda não vimos.

Estes últimos tempos têm-me mostrado precisamente isso. Roma é um lugar lindíssimo e, este fim-de-semana, descobri mais um dos sítios que nos fazem acreditar que há coisa incrivelmente belas.

Arranquei de Roma na quinta-feira, em direcção à Suiça francesa. As minhas expectativas não eram as melhores, não estava à espera de encontrar um país tão bonito e interessante. A chegada ao aeroporto já tinha sido suficientemente satisfatória, só pelo facto de ver a minha prima a correr em direcção a mim de braços abertos. Em miúdas éramos unha-e-carne, com o tempo fomos tomando direcções diversas e quando ela se mudou para a terra do chocolate, quase perdemos contacto. No entanto, há coisa que nunca se perdem e percebi que, passados tantos anos, ainda temos mais que muito em comum, e isso soube-me muito bem. Ver a família que só passa em terras lusas duas ou três semanas por ano foi óptimo, foi como estar de regresso a casa. Mas uma coisa de cada vez.

Depois de as encontrar no aeroporto, à Tânia e à minha prima mais recente, Liliana, fomos comer uma francesinha e beber um fino, para eu matar saudades. Passamos a noite na conversa e o resto dos dias a passear de um lado para o outro. No sábado à noite surpreendemos os mais pais que não sabiam que eu lá estava. Nessa noite, e na seguinte, eu, a Tânia e o namorado dela partimos à descoberta da noite lá do sítio. É pena que as coisas não estejam abertas até muito tarde (às 2h já está tudo fechado) mas nós não deixámos de nos divertir à nossa maneira, se é que me estão a perceber. Parecendo que não, a Suiça sempre é mais próxima da Holanda do que o nosso Portugal. Eheheheh

Visitei Bern, a capital, que tem uma arquitectura completamente alemã mas muito bonita, quase pitoresca. O centro da cidade está ainda bastante conservado e todo o comércio e afins perfeitamente enquadrados na restante cena urbana. Conservam ainda os alçapões (agora adaptados em lojas, cafés ou bares e afins), têm as torres de relógios mais imponentes que eu já vi e catedrais em perfeito estado de conservação.

De resto, todas as zonas que eu visitei são assim. Todo impecavelmente limpo e organizado, pessoas simpáticas e com um grau de civilização que eu nunca imaginei existir. Não há mendigos, animais abandonados, lixo ou  buracos na estrada. Os carros não buzinam, não se ultrapassam, não desrespeitam os sinais de trânsito, não estacionam senão nos lugares indicados. As pessoas só atravessam a rua na passadeira e se o sinal estiver verde para os piões (mesmo que não haja carros na rua).

Por outro lado, faz um frio de morte e não se pode passar muito tempo na rua sem agasalho apropriado. As lojas fecham às 5 da tarde, mesmo ao fim-de-semana, e não há grande coisa a fazer senão ficar em casa a ver televisão. Os vizinhos não se conhecem uns aos outros mas também não há problemas com ninguém. A rede de transporte é um bocado reduzida, mas funciona impecavelmente. Não falha e está em condições invejáveis.

A paisagem é uma das coisas mais bonitas que já vi. O céu é de um azul que eu nunca pensei existir e as nuvens são tão brancas e tão grandes que não parecem reais. Há verde por todo o lado e, à medida que nos aproximamos de algum lago, as árvores parecem tiradas duma tela de cinema. Tudo isto enquadrado com os Alpes em plano de fundo... Bem, vocês já conseguem ter uma ideia.

Isto para dizer que adorei! Foi um fim-de-semana muito bem passado. Acredito, como eles me disseram, que só fiquei maravilhada porque só lá estive de passagem mas, ainda assim, não posso deixa de dizer que valeu muito a pena e que superou as minhas expectativas numa escala que nem consigo descrever.

Espero que um dia lá possamos ir todas juntas porque tenho a certeza que vocês também iam adorar.
Só faltou a neve mas não se pode ter tudo. Eheheh

Miss us

Hoje é um dia especial para esta tasca porque o nosso mais recente membro, o excelentíssimo Zé Black, faz anos. Um grande beijo para ti e escreve-nos. Parabéns! We love you Black! :D

7 comentários:

  1. Sim senhora menina Ana Rita.. isso é q é fazer invejas as amigas XD

    Beijoca* parvalhona

    ResponderEliminar
  2. Não é para fazer inveja. É para vos contar as coisas.

    Parvalhona *

    ResponderEliminar
  3. Estamos muito tristes. A Inês ontem disse que não nos ama do fundo do pipi!

    ResponderEliminar
  4. Não te preocupes. Ela só lava a parte de cima. No fundo cheira mal.

    ResponderEliminar
  5. É! Ela, no fundo, é uma porca! Não quero ser amada até ao fundo do pipi dela!

    ResponderEliminar

Pintas a Presidente :D